Projeto pode transformar vira-latas em cães-guia



Vereadora Denise Max diz que projeto semelhante já existe na Nova Zelândia, com sucesso
Entrará em tramitação na Câmara Municipal de Uberaba, nas próximas sessões ordinárias, um projeto de lei da 2ª secretária da Mesa Diretora, Denise Max (PR), que trata do uso de vira-latas ou cães Sem Raça Definida (SRD) como cães-guia para deficientes visuais em Uberaba. A vereadora informou que fará visita ao Instituto de Cegos do Brasil Central (ICBC), Corpo de Bombeiros e prefeitura, com o objetivo de buscar parceria para fortalecer essa ideia no município. “O intuito desse projeto é tentar fazer como já acontece na Nova Zelândia, onde eles treinam o vira-latas, pois tem todas as características necessárias para esse trabalho de cão-guia”, destacou.
Como ela já é autora de outro projeto que dispõe sobre a implantação de cão-guia no município, destacou que tem como meta possibilitar o treinamento de futuros adestradores. “Com a nova proposição, espero oferecer aos instrutores treinamento através do projeto Cão Guia Brasil, o que não acarretaria ônus aos cofres públicos, já que existem entidades que patrocinam esse tipo de ação. Quanto ao animal, também não haveria custo, já que existem milhares de vira-latas pelas ruas precisando de um lar”, ressaltou Denise, que garante que, uma vez transformados em cães-guia, os vira-latas seriam entregues primeiramente aos deficientes do ICBC, que já estão cadastrados.
Contudo, depois, esse projeto seria estendido aos demais cidadãos portadores de deficiências visuais, já que existem mais de 200 pessoas inscritas com cegueira total ou com baixíssima visão. “A minha assessoria entrou em contato com diversas entidades, dentre elas a Escola de Cães-Guia Helen Keller, de Florianópolis (SC), que está há 20 anos no mercado e hoje é a única escola a oferecer treinamento de cães-guia reconhecido internacionalmente. Geralmente, um cão-guia vale R$ 25 mil, preço inacessível para grande parte da população. Contudo, essa escola atua com apoio de doações e voluntário e consegue oferecer cão-guia de forma gratuita e é isso que queremos em Uberaba. Após aprovado, o próximo passo será conseguir pessoas interessadas em fazer o curso em Florianópolis”, completou. (LR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário