Pesquisa busca descobrir se cães entendem linguagem dos humanos

Cérebro dos cães é ótimo para entender como nos sentimos, segundo cientista.


Quem nunca se pegou conversando com o cachorrinho de estimação? Mas será que os bichos entendem?

Os donos garantem que sim, e um pesquisador resolveu tirar isso a limpo. Afinal, o melhor amigo do homem compreende mesmo o que nós falamos?
Eles estão sempre ao nosso lado e parecem saber o que queremos dizer.
Você fala com seus cachorros?
‘Falo, todo mundo fala’.
“Eu converso muito com ela, comentário de alguma coisa que aconteceu na rua durante um passeio”, afirma.
Fantástico: E quando você dá bronca, você acha que ela entende?
Dono: Acho que compreende, sim, porque abaixa as orelhas, abaixa o rabo, se encolhe toda, vai geralmente para o canto que eu coloco ela de castigo.
Esses companheiros sabem até a hora de tomar uma atitude.
“Uma vez meio que tentaram me assaltar e ela avançou na pessoa sem eu falar nada. A pessoa foi até embora. Ela ficou latindo para o cara até ele ir embora”, disse outro dono.
Mas a hora de brincar, todos eles entendem fácil.
Quem nunca falou com um cachorro? Os donos garantem que eles entendem tudo. Agora, uma pesquisa vem comprovar que, se os cachorros não entendem exatamente as palavras, pelo menos a entonação eles captam.
Ainda não é possível afirmar que os cães entendem nossa linguagem, mas a pesquisa descobriu que, em cachorros e em seres humanos, as mesmas áreas do cérebro são ativadas como quando se reage a um som.
Para conseguir esse mapeamento, o cientista húngaro Attila Andics teve que treinar 11 cães para ficar bem paradinhos por cerca de seis a oito minutos, e assim fazer uma ressonância magnética.
“Nós tivemos que fazer muito carinho, dar biscoito, transformar o exame de ressonância num momento feliz para eles. O lugar onde você gostaria de estar se fosse um cachorro”, disse o cientista.
O cérebro dos peludos foi comparado ao dos humanos, e todos os voluntários caninos, submetidos a sons como latidos, vozes e risadas, reagiram da mesma forma que nós.
“É claro que cachorros não falam, mas a gente quer saber o que eles realmente entendem da linguagem humana”, completou o cientista.
Fantástico: A que sentimentos os cães reagiram melhor?
Attila Andics: Quanto mais positiva a emoção, maior é a reação do cérebro.
Fantástico: Um próximo passo então seria pesquisar se eles entendem as palavras, é isso?
Attila Andics: Pode parecer estranho, mas é esse mesmo um dos nossos próximos projetos: descobrir os mecanismos que ajudam os cachorros a entender o que gente fala para eles.
A Renata garante que sua cachorrinha Alice entende as palavras.
Fantástico: E você conversa com ela?
Renata Fonseca: O tempo todo.
Fantástico: O que você diz a ela?
Renata Fonseca: Se a gente fala de comida, de um ossinho, de coleirinha, de vamos andar de carro, ela entende.
A Shitsu de dez anos é tão ligada à dona que até aprendeu a cantar junto com ela. E quando o Bruno tenta chegar perto da mãe, Alice tem ataque de ciúme.
Alice ganhou um lugar especial na frente da bicicleta. “Ela tem uma cestinha, comprei só para ela”, conta.
E tome mais conversa. Mas nem os cientistas húngaros conseguiriam prever o que o Marcelo, de Santos, litoral de São Paulo, faz com seu cachorro.
“Ele faz uma união de várias coisas: tom de voz, sentimentos, expressões faciais.Parece que ele está entendendo plenamente o que eu estou dizendo para ele”, conta.
E aí, Jack? O que você está achando da leitura?
“O estilo que ele mais curte é livros sobre cães. Eu acho que vai do tom de voz que você dá. Eu geralmente dou um tom de voz muito calmo, muito tranquilo”, disse o empresário Marcelo Petito.
Tão tranquilo que o Jack vai ficando com soninho. “Jack, a gente precisa ter um papo sério, conversar. Não é discutir a relação, é conversar, de pai para filho”,destaca.
E os donos devem continuar com esse papo-cabeça canino? “Podem continuar a falar, desabafar. O cérebro dos cães é ótimo para entender como nos sentimos”, responde o cientista.
Está comprovado: o que você diz com palavras, o seu melhor amigo entende com o coração.
Fonte: G1 Fantástico

Nenhum comentário:

Postar um comentário