quarta-feira, 14 de maio de 2014

Aplicativo criado ajudará a salvar animais selvagens

"Urubu Mobile" criado por brasileiros pode ajudar a salvar animais selvagens


400 milhões de animais selvagens morrem em estradas brasileiras ao ano, ou seja 15 a cada segundos. A maioria são animais de pequeno porte, mas estima que cerca de 40 milhões são de grande porte como: onças, tamanduás, gambás, gatos selvagens, entre outros.



Vendo esta estatística um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Lavras – MG criou o "projeto Malha", que tem o objetivo de reunir um banco de dados com as informações dos atropelamentos, além de criar grupos de pesquisa e incentivar a participação de toda a sociedade.

Com essas informações  o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) terá os dados necessários para criar políticas e medidas que possam reduzir esses acidentes.


A idéia é simples, qualquer pessoa que tenha um celular ou tablet poderá baixar o aplicativo (disponível para Android e Google Play), ao encontrar um animal atropelado a pessoa abre o aplicativo, fotografa e automaticamente a imagem é geo referenciada e ao entrar na internet, as informações são enviadas para o Urubu Web. Após isso, uma equipe identifica a foto, a espécie e o local e as informações são arquivadas no banco de dados.

Mais informações sobre a estrutura e funcionamento do aplicativo no site da BAFS

Para fazer o download gratuito do aplicativo Urubu Mobile no Google Play

Nenhum comentário:

Postar um comentário